Destrinchando Na-ru-to

 

Não sei se você sabe, mas todos os nomes de todas as pessoas possui um significado. Certo, aqui no Brasil as mães dão para a criança o começo do nome dela e o final do nome do seu marido, no meio o nome do pai da criança. Esses nomes no ocidente muitas vezes vem de outras línguas, muitas extintas, como o grego e latim. A não ser que você tenha um nome bem brasileiro, você pode consultar clicando aqui. Ah, sim! Para as pessoas que insistem em querer saber meu nome, ele é bíblico!

 

Reedição (do tipo escrever tudo de novo ser ver o antigo) de um texto velho meu

 

Não sei se você sabe, mas todos os nomes de todas as pessoas possui um significado. Certo, aqui no Brasil as mães dão para a criança o começo do nome dela e o final do nome do seu marido, no meio o nome do pai da criança. Esses nomes no ocidente muitas vezes vem de outras línguas, muitas extintas, como o grego e latim. A não ser que você tenha um nome bem brasileiro, você pode consultar clicando aqui. Ah, sim! Para as pessoas que insistem em querer saber meu nome, ele é bíblico!

 

Só que no ocidente (e nas tribos indignas), eles não vão tão longe para das nomes aos seus filhos, pegam da palavras própria língua mesmo. Seria com nos exemplos Linda, Margarida ou Rosa em português. Um exemplo disso para você entender seria o nome do Raito de Death Note, que significa luz em inglês (luz em inglês é raito para os japoneses, sacou?). E nomear as pessoas lá é coisa séria!

Se você for um japonês amante do própria cultura, terá duas opções na hora de ter um filho. A primeira é recorrer a um profissional a dar nomes para criança, que irá sugerir um nome que combine com ela e com os pais desejam para ela. A segunda opção é escolher uma padrinho para a criança, que na cultura deles tem a obrigação de dar um nome à ela. Já deu para perceber que eles consideram o nome parte fundamental da pessoa.

Assim fica obvio que em uma história a nomenclatura do personagem terá de encaixar como uma luva nele, nem que seja nos seus kanjis (aquelas letras que eles usam) formadores. Tudo bem que em algumas histórias isso não acontece, nas Naruto está na regra: de todos os personagens são de significado compatível com a personalidade.

Nada melhor que ver a personalidade do personagem no nome, e o nome na personalidade, então? Pelo menos esse jogo é bacana para criar teorias… então vamos destrinchar o nome de toda a galerinha e ver o que podemos concluir? Lembrando que do mesmo modo manga é fruta ou onde coloca os braços, como um kanji pode ter vários leituras, isso vai ficar meio difícil.

 

Consideração inicial: -ji e -maru são terminações masculinas. -zuka é uma terminação para sobrenome. Nos nomes de estrutura X no Y = y do X

 

Aburame Shino: Aburame = um tipo de inseto; Shino = loja de bambu, mesmo Kanji que tem na palavra shinobi

Destrinchando: já deu para perceber que ele é de inteiro ligado ao inseto, mesmo em seu nome. O “no”, em Shino que dá a ideia de ser uma loja, e vou ser sincera, não vejo nenhum bambu nele… Justo no primeiro nome já fico perdida!

 

Akimichi Choji: Akimichi=: rua do outono; Cho = borboleta

Destrinchando: no conhecimento popular, o outono é a época do ano na qual mais se come, como forma de preparar o corpo para o inverno (ibernação). Bem, é só olhar a pança do cara para ver que é bem nutrido! Possivelmente o autor queria fazer uma brincadeira, sendo o significado de borboleta aplicado na verdade na Ino.

Curiosidade: tem gente que acha ele gay por causa do nome, mas lá no oriente flores, borboletas e essas coisas também são coisas de homem!

 

Chiyo: Chiyo = mil anos ou eternamente

Destrinchando: de fato o que está em evidência nela é a idade, e ela é bem velhinha! Toda a expediência dela está nos anos que viveu.

 

Danzou: Dan = grupo; zou = possuir, esconder ou elefante

Destrinchando: vamos ignorar o elefante e vamos ver o quanto é sinistro o nome dele. Isso porque ele tem um grupo escondido, que é a Ambu Ni. Essa posse e essa discrição são os aspectos fundamentais dele, sendo um homem cheio de segredos.

 

Deidara: não tenho muito a dizer sobre ele, o nome foi provavelmente inspirado na mitologia, parte dele significar lama. Incerto.

 

Sabaku no Garra = Sabaku = deserto; Gaara = ama-se (Aquele que ama-se do Deserto)

Destrinchando: A história já disse muita coisa sobre ele, então basta recapitular. Ela mora no deserto, certo? Como nem a mãe conseguir o amar, a mesma disse que a única pessoa que conseguiria amar ele seria ele esmo, dando-lhe o nome.

Curiosidade: O que está escrito na testa dele é “amor”.

 

Hanzou = Han = metade; zou = possuir, esconder ou elefante

Destrinchando: vamos ignorar o elefante. Para ver ele, temos que ver Danzou junto, afinal só possuem uma letra de diferença. Os dois tinham controle de um vasto grupo, mas Hanzou foi derrotado primeiro, assim podemos dizer que essa “metade” pode significar que ele não possui tanto controle quanto Daznou.

 

Haruno Sakura: haru= primavera; Sakura = flor da cerejeira (flor da cerejeira da primavera)

Destrinchando: o primavera ter haver diretamente com a flor, sendo então usado para enfatizar essa. Já o flor da cerejeira é mais diversificado no seu significado, em virtude da variedade de sentido empregado nela. A flor é associada com a feminidade e beleza pela sua cor, textura e perfume, mas também é ligada a vida curta de um samurai. Também pode ser um símbolo de persistência pelo fato das flores sempre abrirem na primavera, depois da planta ser congelada no inverno.

 

Hatake Kakashi: Hatake = campo de cultivo; Kakashi = espantalho

Destrinchando: mesmo que não faça sentido inicial, vemos que ele é o espantalho na plantação. Mas se você for ver o papel de um espantalho em uma plantação, logo vai descobrir que o objetivo de Kashi é a proteção. Esse é o cara que nunca vai abandonar os seus camaradas, não importa o que aconteça. Esse foi a primeira pessoa que lutou na história para proteger Konoha.

 

Hidan não tenho muito a dizer sobre ele, o nome tem haver com voo e etapas, mas não é muito provável. Incerto.

 

Hoshigaki Kisame: Hoshigaki= caqui seco; Kisame = demônio tubarão, ogro

Destrinchando: é meio obvio que a parte do caqui seco está errada, mas não consegui achar nada mais haver do que isso… a segundo parte fala muito da aparência dele!

 

Hyuuga Hinata: Hyuuga = direção do sol; Hinata = lugar ensolarado/girassol

Destrinchando: Em todos os Hyuugas há a confirmação do sobrenome: todos eles possuem um nome que tem algo haver com o sol. Entenda o Sol como um objetivo, uma causa maior, uma superioridade, mas talvez haja mais interpretações do que essa. Girassol é uma planta que sempre  acompanha o sol, para onde quer que ele vá, o que no caso da menina significa Naruto. Na linguagem das flores oriental girassol significa esperança, já na ocidental ela significa tanto arrogância quanto respeito.

 

Hyuuga Neji: Hyuuga = direção do sol, Neji = parafuso

 

Destrinchando: Entenda o Sol como um objetivo, uma causa maior, uma superioridade, mas talvez haja mais interpretações do que essa. Em todos os Hyuugas há a confirmação do sobrenome: todos eles possuem um nome que tem algo haver com o sol, mas a única exceção é Neji. De fato um parafuso é usado para unir duas partes de materiais diferente, sendo essa a função dele na história. Sendo o mais forte de sua geração e pertencendo a casa secundária, ele conseguiu o poder de interagir com a casa principal.

 

Inuzuka Kiba: Inu = cachorro; Kiba = presa

Destrinchando: se juntando seus significados, teremos um cachorro predador, reforçando suas características caninas e de força.

 

Jiraiya: Jiraiya = jovem trovão

Destrinchando: Jiraiya foi o nome de um personagem do conto “Os contos do galante Jiraiya”, que será mais detalhado no fim.

 

Juugo: Juu = pesado, amontoado; go = eu, nós

Destrinchando: se você pegar sua pessoalidade para analisar, vê que há duas se sobrepondo uma a outra.

 

Kakuzo: Kaku= angulo; zu = capitalista

Destrinchando: esse personagem sempre foi mostrado como alguém que se importa sempre em ganhar mais sempre, sendo assim o ângulo capitalista da Akatsuki.

 

Kankuro: foi um ator de comédia que sempre pintava a cara

 

Karin: karin = perfume/incenso

Destrinchando: bem, teve aquela vez que ela estava tentando agarrar o Sasuke, ela passou perfume nela…

Curiosidade: Em Street Fight há uma personagem chamada Karin, que após perder de Sakura (aquela do uniforme colegial e calcinha vermelha) em um torneia, começa a trinar e a perseguir até conseguir ganhar dela, mas Karin percebe que só ganhou por causa das circunstancias.

 

Karui: Karui = Leve, ágil, insignificante, pequeno, macio (como nãos e conhece muito desse personagem, não dá para saber muito sobre ela)

 

Konan: ko = pequeno; nan = alma

Destrinchando: o que até algum tempo poderia ser loucura, mas o nome dela é a própria humildade, como deve ser um bom anjo de deus!

 

Maito Gai = Might Guy = Cara forte

Destrinchando: mostra que o seu taijutso é sua principal força, e esse nome despojado acaba mostrando sua personalidade bem alegre.

 

Nara Shikamaru: Nara = uma prefeitura; Shika = veado

Destrinchando: Dizem por aí que a administração da prefeitura de nara é maravilhosa e eficiente, assim demonstrado que essa cara pode ser um bom comandante. O  veado fora do Brasil é símbolo da nobreza.

 

Omoi: Omoi = Sentimento, Esperança, seriedade, importante (como nãos e conhece muito desse personagem, não dá para saber muito sobre ela)

 

orochimaru2copy1zf.jpgOrochimaru: Orochi = cobra

Destrinchando: Orochimaru foi o nome de um personagem do conto “Os contos do galante Jiraiya”, que será mais detalhado no fim. 

 

Pain: pain = dor

Destrinchando: vem da própria dor.

 

Rock Lee: Rock = rocha; Lee = vemd e Bruce Lee

Destrinchando: Lee é tão forte como uma pedra e luta que nem o Bruce Lee. Mais uma vez o taijutsu é valorizado nele.

 

Sai: Sai = Extremo, gênio, a plantação, o empréstimo, o rinoceronte, companheiro, uma arma, filho, umbigo, esmagar, amigo

Destrinchando: o kanji dele é bem estratégico na história, como há para ver a possibilidade de interpelação dele. Se ao mesmo tempo é um companheiro, também é uma arma. Se nem ele mesmo sabe o que sente, traz toda essa confusão de existência.

 

Samui: Samui = tempo frio (como nãos e conhece muito desse personagem, não dá para saber muito sobre ela)

 

Suigetsu: Sui = água; getsu = lua

Destrinchando: a não ser que ele tenha ajudado a construir a luta com o parente do Pain, está só de enfeite. Ele é feito de água, não? Pouca cosia a se dizer.

 

Temari: Temari = uma espécie de jogo tradicional do Japão parecido com o Handbol.

 

Tsunade: Tsunade = corda de amarração

Destrinchando: Tsunade foi o nome de um personagem do conto “Os contos do galante Jiraiya”, que será mais detalhado no fim. 

 

Uchiha Itachi: Uchiha = leque, aquele que tem fãs; Itachi: fuinha

Destrinchando: como o Uchiha tem mais haver com o Sasuke, vamos ignorar. Na mitologia inglês, o único animal capaz de derrotar um basilisco, que é uma cobra gigante, é uma fuinha. Sendo quem quer sempre confrontou com Itachi foi Orochimaru, mostra a superioridade indiscutível de Itachi nessa questão.

Curiosidade: na mitologia japonesa, Susanoo mata Yamata no Orochi, se casa com Kushinadahime

 

Uchiha Izuna: Uchiha = leque, aquele que tem fãs; Izuna: nome de uma montanha

Destrinchando: para quem não sabe, esse é o irmão do Madara, que está abaixo. Como o Uchiha tem mais haver com o Sasuke, vamos ignorar. Izuna é o nome de montanha que serviu de moradia para o deus Amateraso, assim mostrando toda uma dependência pelo irmão.

 

Uchiha Madara: Uchiha = leque, aquele que tem fãs; Madara: mancha

Destrinchando: como o Uchiha tem mais haver com o Sasuke, vamos ignorar. Só que mancha não dá para ignorar, não mesmo!  Mancha remete logo a sujeira, se em uma superfície branca há uma mancha negra, então está suja, está em desacordo com o meio. Definitivamente esse cara é uma mancha na história dos Uchihas e de Konoha. E como uma manchina incomoda!

 

Uchiha Obito: Uchiha = leque, aquele que tem fãs; Obito = pescoço

Destrinchando: como o Uchiha tem mais haver com o Sasuke, vamos ignorar. Quem direciona para onde a cabeça deve mirar é o pescoço, né? Agora “substitua” a cabeça por mente e leve em consideração que Obito é associado com Kakashi vai ver que a pessoa que formou o caráter de Kakashi é Obito.

 

Uchiha Sasuke: Uchiha = leque, aquele que tem fãs; Sasuke = nome de um grande ninja

Destrinchando: Pelo nome, Sasuke tem de tudo para ser uma pessoa bem forte e importante. Pelo sobrenome, temos o leque que lembra tradições e também uma tendência para as pessoas gostarem dele. Indo mais longe na coisa do leque, é fundamental para o uso deste o ar, que nos remete a ele ser eternamente ligado a Naruto. Sasuke, com o nome de Sarutobi Sasuke, é o símbolo máximo no Japão quando se trata de ninjas, sendo tido como o melhor de todos. Poder, muito poder. Leques também eram usados por ninjas (princplamente pelas mulheres) como armas, contendo lâminas e eram embebidos em venenos.

Curiosidade: No Uchiha, o “ha” pode ser falado com o som de “ra” ou “wa”.

 

Umino Iruka: Umino = oceano; Iruka = golfinho

Destrinchando: como o oceano parece ser apenas um complemento para o golfinho, vamos nos concentrar no golfinho! Esses animaizinhos são popularmente conhecidos pela sua inteligência, característica fundamental para um professor.

Curiosidade: os golfinhos estão sendo massacrados para servirem de alimento por lá…

 

Uzumaki Naruto: Uzumarki = redemoinho; Naruto = nome de uma cidade onde se pode ver redemoinhos

Destrinchando: Já deu para perceber que se quisermos descrever ele, seria usando a palavra redemoinho, que para quem não sabe, é uma massa de ar que fica rodando. Isso já nos leva a imaginar um delicado rasengan! Fora do golpe, há varias evidencias desse nome com espirais, como o que aparece no logo da série, na ombreira dele e até no símbolo de Konoha para evidenciar a importância dele. Indo para a personalidade ele, daria o sentido de força instabilidade, intensidade.

Curiosidades: o nome de umas entrelinhas com espiral rosado que vem no rámen (esse tem aí em cima do blog) se chama naruto. Na cidade de Naruto há uma ponde muito famosa chamada Naruto, onde é possível ver muitos redemoinhos.

 

Yamanaka Ino: Yamanaka = entre montanhas, um sobrenome comum; Ino = javali

Destrinchando: Talvez haja uma brincadeira de Kishimoto para Ino e Choji, sendo javali um significado para ele.

 

Yamato: não sei o que Yamato significa, mas segundo a lenda, o príncepe Yamato foi o primeiro ninja do mundo, ou seja, foi o primeiro guerreiro a usar como tática a espionagem e o disfarce. Diz essa lenda que ele se disfarçou de mulher para chamar a atenção de dois líderes bárbaros, e quando ficou a sós com eles, sacou a espada e os matou. Isso fz uma associação muito forte com o primeiro Hokage. Talvez pelo fato desse ser seu nome falso, levanta a idéia que ele seja somente uma cópia dele. 

 

Zetsu: Zetsu = uma espécie de folha oca

Destrinchando: bem… ele é uma planta, né?

 

Ino-Shika-Cho: uma jogada no baralho que, se você a conseguir, faz você vencer o jogo

 

“Os contos do galante Jiraiya”: um antigo conto japonês, muito popular, cuja autoria é atribuida à Kabuki. Nela Jiraiya é o mestre dos sapos, casado com a feiticeira das lesmas, Tsunade. Ele tinha um discípulo, que o traiu e se nomeou Orochimaru, que prepara uma emboscada para o mestre e sua esposa, que morrem. Ao saber disso, o outro discípulo, Naruto cuja esposa chamava Sakura, decide se vingar de orochimaru e o mata.

 

~ por Misa Misa em 27/06/2009.

5 Respostas to “Destrinchando Na-ru-to”

  1. Misa,
    Eu tinha feito umas pesquisas sobre o conto do Jiraya pra uma comunidade e não achei nada sobre essa parte do Naruto ter uma esposa chamada Sakura. A minha fonte para na parte que o jirya e a Tsunade morrem…
    Vc poderia me passar a sua fonte, tenho membros muito curiosos..xD
    Tks
    Rodrigo,
    Não me lembro bem qual é a minha fonte, já que a encontrei a bastante tempo em um site de língua inglesa.
    Vou fazer uma pesquisa quando tiver mais tempo e coloco aqui.
    Misa

  2. adorei td !!!!!!!!!!
    bom como vc falou tem nomis ki tem varios sigificados, um exemplo, o nome da sakura …
    so nao kompreendi direito o lance do basilisco ?!….
    naruto e idrigante , complexo e ao mesmo tempo um anime muito facil de se compreender!(bom pelos menos pra mim rsrsrs…)
    adorei exe blog ! continue axim dattebayo ^^

  3. madara nao e mancha vc q e na iternet kkkkk bjs mancha.

  4. ha oi pra falar a verdade adorei naruto e hinata e cencen e nenji esasuke e sakura e forma um grande casal e tudo so nao desciste como cakashe seisei disse fique disposto nao deszista e pra valer como voces colocaram esse saite e maravilhoso todos eles nao tem nenum que nao seja chato voces sao meus amigos mesmo da lonje oviu to esperando um recardo de voces xaus ate+++ e tanbem acho naruto brincalhao e esperto ao mudar a opiniao de todos parabens naruto e feliz aniversarios pelos os dis esquecidos ate +++kkk reppy reppy ;];];];];/

  5. naruto tem um sonho pela frente bom[como dissem] siga seus sonhos e eles seram rea lizados][legal adoro voces e voce e voce e voce e ate voce que deus te abencoe muito epere que tenha recerbido o minha carta pra mim o naruto e todos eles sao humanos neum desenho porque um ninja nunca e esquecido ;] palavra de ninja naruto seja senpre conpanheiro en tudo deus e meu melhor amigo as vezes nao e pela a parença que devemos jungar sa pessoas mais sim ser amiguxa dela se voce fala dela essa pessoas tem um grande coracao que um dia voce vai precisa se esta pessoa te humilhou perante de todos nao liga vai ser punida se quer ser tua amiga e um coacoa bonito que amamos muito te amo voce e minha melhor amiga inportanticima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: