homens herbívoros

“Eles são jovens, ganham pouco e gastam pouco, e não se interessam por moda ou aparência pessoal – conheça os ‘homens herbívoros’ do Japão.”

Eu já tinha visto algo sobre os homens hebívoros no Panorama Nihon, mas não dei muita atenção. Agora, o Japanator fala sobre este novo fenômeno cultural japonês que é o dos homens que não se interessam pela aparência ou pelas mulheres. Parece que as notícias sobre esta “onda”, que pode comprometer ainda mais as já baixas taxas de natalidade do país, é uma coqueluche na mídia.

Segundo artigo do CNN Asia, o termo “homens herbívoros” foi cunhado pela colunista Maki Fukasawa, especializada em cultura pop, em 2006. Segundo a autora, esse novo tipo de masculinidade emergente não é agressiva e não valoriza aquilo que outras gerações consideravam como virilidade. Segundo a autora, “No Japão, sexo é traduzido como ‘relação carnal’, assim, eu dei a esses garotos o rótulo de ‘garotos herbívoros’, pois eles não estão interessados em carne.”

Lendo o artigo da CNN, eu vejo algo de positive nessa mudança. Em primeiro lugar, o modelo de masculinidade como ação e violência está sendo questionada. A nova geração, ao olhar para seus pais, não se sente feliz com o que vê, especialmente com a crise econômica mostrando que as coisas não funcionam como se espera. Outra coisa apontada pela matéria é que as mulheres japonesas estão abrindo seu leque de opções e assumindo para si uma postura mais ativa, que era e é desestimulada na cultura tradicional. Enfim, os homens vêem essas mulheres com admiração e, também temor, mudando suas atitudes.

Agora, essa onda de “herbívoros” pode ser mais uma das desculpas para o isolamento e não a interação entre os gêneros e isso é ruim. Mas se, no final, a sociedade japonesa e as relações de gêneros se tornarem mais equilibradas, talvez essa moda de herbívoros passe, mas tenha cumprido uma função.

retirado do: Shoujo café

~ por Misa Misa em 22/06/2009.

Uma resposta to “homens herbívoros”

  1. Imagina se essa moda pega no Brasil…em um mês tá lá os caras querendo matar todos esses homens herbívoros ><

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: