Histórico analítico da vingança de sasuke

DA SÉRIE: MEUS TEXTOS VELHOS RECOBADOS PARA CÁ

 

Para começar, eu não sou sasukete nem anti-sasuke. Caso alguém tenha visto minhas teorias anteriores, pode perceber que sempre sou imparcial nas minhas análises. Agora não irei nem falar a favor de Sasuke nem contra, serei apenas imparcial aos acontecimentos, e algumas vezes comparando com observações feitas na “vida real”.
Sasuke era apenas uma menino que seria um bom shinobi, na família com ótimos shinobis, com um irmão é que um excelente shinobi. Isso inevitavelmente criará uma situação à qual ele sempre irá querer ser melhor do que é hoje, para provar a todos (principalmente à Itachi). Isso é muito observado em irmãos, quando o mais velho é superior ao mais novo em um determinado campo: há uma batalha para superar o mano. Assim podemos dizer que é da natureza do Sasuke ser competitivo, já que aprendeu isso na infância. Ele vai estar sempre competindo a atenção do pai com Itachi, irá competir com Naruto pela força, foi o mais competitivo no exame chuulin.
Mas, como qualquer criança, venera o irmão mais velho. Talvez me engane em algumas coisas a partir de agora, pelo fato de ser filha única; estou me baseando apenas em observações. Sasuke era um garotinha que tinha como grande ídolo o irmão. Amava, venerava, meio que invejava Itachi. Sempre o considerou seu melhor amigo, pessoa a ser respeitada acima do pai, pessoa por quem sempre desejou SER RECONHECIDO. Adiantando em parte o que escreverei, a vingança de sasuke não tem fundamentos apenas na morte de sua família: ele acha que se derrotar Itachi, terá o reconhecimento de sua força pela pessoa que mais deseja.

Como uma família não é composta somente pelo irmão, Sasuke também tinha pai e mãe. Pai ausente em qualquer sentido, tendo claramente um filho predileto: Itachi. Não apenas por ser o futuro patriarca dos Uchiha, o pai deles parecia se preocupar com Itachi por um outro motivo: ele parecia ser muito mais talentoso que Sasuke. Os Uchiras pareciam ser um chã que realmente venerava a força. A mãe, por outro lado, semrpe pareceu er preferência pelo mais novo (ou não, já quem nem pareceu uma cena de qualquer contato entre Mikoto e Itachi), por puro sentimento de proteção materno. Uma mãe sempre tem uma superproteção com o filho mais fraco.
Então, chegamos a “AQUELE DIA”. Não tem outra maneira de resumir se não por “o mundo desabou para Sasuke”. Aquele que um dia venerou, deu um tapa na cara, disse que nunca gostou dele, isso depois de matar todas as pessoas de quem Sasuke gosta. Do nada deixou de ser o “super-mano” e virou seu inimigo mais mortal. Itachi disse coisas horríveis, torturou-o mentalmente, como se a idéia dele ter atado todo o clã não fosse o suficiante para isso. Assim começa a vingança.
Para começar, Sasuke era um menininho de 8 anos. Oito anos! Não há como despezar a idade dele e elevar a crueldade de Itachi por ter feito isso com um menininho. Sasukinho de 8 anos jura vingança contra o irmão, se sentindo culpado por não ter feito nada, sendo que esse pensamento veio devido a sua competição com o irmão. Se eu fosse mais forte, nada disso teria acontecido… esse é o grande fardo dele: não ser mais forte que o irmão. E como forma de tentar compensar sua fraqueza de outrora, decide matar irmão, para lavar a hora do clã, e a sua própria.

Sobre o fato de querer se vingar: não tem como concordar nem discordar dele, apenas entender. O caraq eu ele amava matou todos aqueles que ele ama, humilhou-o! Não há como esquecer isso, muito menos ignorar. Assim como os injutiçados fazem justiça com as próprias mãos, sasuke decide se vingar. Vingança é errado, mas em certos momentos se é obrigado a recorrer à ela. Sua família morre e você não faz nada.
Então entra uma nova etapa na vida de sasuke: dentre a marte da família e a formação do time 7, que não é apresentada no manga. É fácil deduzir o que aconteceu nessa fase: sasuke treinando até cair, sasuke sozinho, sasuke pensando no irmão cada dia. Nessa fase sasuke parte da vontade que tinha de se fortalecer até a psicose de se fortalecer de qualquer maneira. Ele nesta fase realmente só “sobreviveu”, deixando de brincar, viver, para treinar, se tornando não somente o número 1 no final, mas o melhor dentre os melhores. Ele também ficou sozinho, por dois motivos: apenas estar “sobrevivendo” e por um certo trauma recém criado: amo alguém, esse alguém morre ou mata alguém que eu também ame.
narutoartbook0373lt.jpgChegou a fase time 7. Sasuke foi obrigado a conviver novamente com pessoas direto, sem o ar didático que tinha a academia. Nessa fase que mostrou que, apesar dos sofrimentos, ele ainda conservava um menininho em seu interior. Simpatizou-se com Naruto no primeiro teste, querendo dar sua comida à ele, protegeu Sakura e respeitava Kakashi. Isso fundindo com sua adquirida vontade de ser forte e sua velha mania de competitividade. Sasuke era o genin mais forte porque tinha de ser, se fosse o segundo, havia algo errado nele. Virou uma rotina de sasuke forte, sasuke forte, até aparecer uma pedra no caminho dele: Naruto estava mais forte que ele.

Na mente competitiva de sasuke, isso era inadmissível. Ele deveria ser sempre o melhor em Konoha e, se isso não acontecesse, nunca poderia ser melhor que Itachi. A solução encontrada foi simples: antes ele tinha sido “convidado” a ser treinado por alguém que o tornaria forte, então que aceitasse o convite. Assim ele foi embora para Orochimaru.
Alguns crucificam ele por ter abandonado Konoha. Essas pessoas estão certas: assim como Itachi foi traiçoero e matou muitos, Sasuke também estava sendo traiçoeiro. Outros dizem que ele estava certo: o objetivo de vida dele, sua psicose, seria muito dificilmente alcançada em Konoha.
Sasuke ainda não havia aceitado ajuda nenhuma para completar sua vingança. A competição dele contra Itachi era tanta que qualquer ajuda seria uma humilhação para ele. Ouvir um “você só venceu Itachi porque teve ajuda” não era admissível. Mas ele aceitou a ajuda de Orochimaru, o que seria uma contradição se não for apresentado o segundo motivo de sua solidão: ele ao queria ferir ninguém que ele goste. Com o tempo ele aprendeu a gostar de sua antiga equipe, e sabia que Itachi mataria eles sem hesitar. Orochimaru era outra história: ele aprendeu a odiar, e se morresse, uma vagabundo a menos no mundo.
SasukeItachiKabutoandOrochimaru.jpg Sasuke and Itachi image by bleachlover_2007Então entra outra etapa da análise: o período que esteve com orochimaru. As únicas coisas que são possíveis de assegurar são que ele treinou muito e, que ele não se afeiçoou com Orochimaru. Não saber o que aconteceu com ele durante o treinamento é bastante fácil perceber atravez da briga ideológica dos sasuketes e anti-sasuke sobre o encontro dele com naruto e sakura:

-sasuketes: sasuke estava atuando o tempo todo, nãoferindo seriamente ninguém no encontro e fazendo parecer com que ele quisesse matar a todos iria fazer os amigos ficarem fora do seu caminho, assim ficar fora de perigo. Sasuke só deu um choque em Naruto e Sai e, na hora que iria atacar sakura, estava com o sharingan ativado, sabendo que Yamato iria aparecer na frente dele, e ainda assim só imobilizou ele. Sasuke sabia que orochimaru iria aparecer e impedir ele de fazer “aquele jutso”.
-anti-sasuke: sasuke já não sentia afeição por nenhum deles, e queia mesmo mata-los. Atacou com inteção de matar, e só não conseguiu porque orochimaru impediu.
Vou pular a parte da morte de orochimaru, e ir direto na formaçao Hebi. Outra dualidade sobre o que sasuke pensa, tendo em vista que não sabemos o que passou na cabeça dele durante o treinamento. Juntou 3 pessoas, as quais não consigo ver ele tendo feição por elas, para caçar Itachi. Se ele estava disposto a sacrifiar a vida deles ou não, não sei.
Então acontece o encontro, a briga cheia de EMOção, e a sobrevivência de Sasuke, depois de ter quase os olhos arrancados. No meio da briga, Itachi conta o motivo da morte de seu clã, e, principalmente, o mandante da matança. Uma obvia vingança número dois foi arquitetada naquele momento. Porém com a agora visitinha do Tobi, talvez ele mude de idéia, ou não. A nova dualidade adquirida depois de não saber no que sasuke anda pensando.

Por fim, um resumo do que seria Sasuke: um competidor nato, cheio de traumas psicológicos, que tudo o que queria era ser amigo do irmão.

esse texto é de : 30/03/08

~ por Misa Misa em 14/06/2009.

Uma resposta to “Histórico analítico da vingança de sasuke”

  1. Gostei muito da sua análise do emo, você está de parabéns! Só tenha mais carinho pelo seu blog e tome cuidado com alguns errinhos, mas a análise esta fodastica!
    Continue propondo a suas idéias e fazendo mais análises, estarei lendo o que eu encontrar aqui!
    Ja ne!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: