Defendendo a Sakura inútil

DA SÉRIE: MEUS TEXTOS VELHOS RECOBADOS PARA CÁ

 

Se você gosta da Sakuram leia o texto porque vai gostar, mas se você não gostar dela, leia do mesmo jeito. Escrevi isso justamente para as pessoas que não gostam dela.Talvez depois de ler você até que vai gostar um pouco dela, mas se não gostar, certamente via pelo menos mudar o “Não gosto dela porque…”. Ah! Pode me chamar de ete mesmo, não ligo!

A Sakura fez muitas coisas no Naruto “Classico”. Chorou pelo Sasuke, apanhou dos ninjas do som, xingou o Naruto, apanhou da Ino, chorou pelo Sasuke, quase morreu pelo Gaara e chorou mais um pouco. Bem, que ela consegue expressar sua emoção é verdade, sendo assim a parte emotiva do time. Mas, não gostaria de falar do que ela mostrou no “Classico”, e sim o que ela não mostrou.
Estou falando de força, algo que ela não mostrou nada!
Não venha me dizer que ela lutou muito, porque não lutou nada! Digamos que as únicas lutas que ela teve pra valer foram contra o Som e contra a Ino, sendo que na primeira perdeu feio e a segunda empatou (e vamos dizer que a Ino é uma excelente ninja na parte de espionagem). Fora isso, ficou babando ovo para cima do Sasuke. Daí vem a expressão que a Sakura é uma inútil. Só que no Shippuden, digamos que ela deu uma melhorada, indo da água para o vinho em questão de força.
Seria então, que um personagem sofreu uma metamorfose virando outro personagem. Mas isso seria no mínimo uma burrice fazer, algo que tem sempre alguns revisores para impedir. Assim, a Sakura inútil é a mesma Sakura fortona. Sendo assim, tem alguma coisa que fez despertar a Sakura fortona, ou então algo que fez essa Sakura estar adormecida. O que seria a coisa que fez desaperta-la?

A explicação romântica é muito linda: ela decidiu ficar forte para acompanhar Naruto no resgate de Sasuke. Pelo seu amor intenso, ela decidiu treinar até não agüentar com Tsunade, a sádica malvada, até conseguir fazer alguma coisa. A explicação é bonitinha, mas não é a maior causa dessa mudança. Esse foi o motivo para o pontapé inicial, mas não da partida inteira. Afinal, ela tinha que ter algum motivo para começar.
Então, qual seria o motivo porque ela ter guardado este lado forte por tanto tempo?
Simples: porque ninguém ensinava nada para ela!
Não importa se seja um gônio ou não, pelo menos alguém ensinou algo antes para depois ser fantástico. Mesmo um autodidata precisa aprender a ler antes de pegar os livros e aprender física. É preciso de alguém que guie antes de percorrer o resto do caminho. E a Sakura não tve ninguém que pelo menos apontasse que direção seguir. Assim ela se acomodou e se tornou o estorvo que era.
A primeira cosia a ser observada aqui seria se ela tinha potencial: e tem! Observe o gráfico da força dela no databook (o gráfico pode ser observado no link acima):
Isso nos pode fazer muitas afirmações e comparações. Sem nem olhar na legenda, percebemos que ela, juntamente com Lee, são os únicos que apresentam quase 100% em dois itens (o único deles que apresenta algum 100% é Shikamaru em inteligência, e ele não foi mencionado aqui). Isso é um potencial em tanto. Potencial sim, já que, se formos comparar com o de Ino, a área de Sakura é maior que a dela, dando uma vitória fácil principalmente pelo item inteligência, que a faria criar alguma maneira de vencer Ino. Assim, pelo menos na Sakura, não mostra a força aplicada, e sim o potencial momentâneo da personagem.

Um ponto que chama muito a atenção é o genjutso (o leste, de fosse uma rosa dos ventos). Dentre os citados ela é, de longe, a que apresenta mais capacidade para isso, avençando até Sasuke com seu sharingan. E Sakura nunca usou nenhum genjutso na vida, só uma vez conseguiu se libertar de um, lembrando, talvez, das lições de escola. Mostra, mais uma vez, que ela tem um enorme potencial que não foi usado.
A inteligência dela também é outro ponto. Dentre todos, ela só é alcançada por Shikamaru. Mas quantas vezes nós vimos ela usando a inteligência, mesmo no Shippuden? Somente no teste de Ikibi, que no final avaliaria só a capacidade de cola, não valendo nada para medir a inteligência. Ela nunca fez um plano de batalha, nunca foi exigido nenhum plano de batalha dela.
Mas tem um que é completamente uma piada. O segundo item que ela alcança quase 100% é o de conhecimento de selos alado com uma capacidade de ninjutos quase nula. A não ser que seja em termos de conhecimentos teóricos, esse item é estranho. Do que adianta conhecer selos se não tem fôlego de faze-los (e não tem mesmo, já que ela aparece com pouco chakra).
Não fanado só bemdela: ao esmo tempo que ela apresenta itens muitos elevados, apresenta muido baixos. Apresenta péssima velocidade, força e Taijutso.
Agora vamos deixar a análise que databook de lado, já que consegui mostrar o que queria. Está comprovado que ela tem potencial não usado. Então porque não é usado?
Porque não tinha ninguém para a ensinar nada.
Pelo que parece, o único lugar em que ela aprendeu antes de se formar foi na academia, assim como os outros. Nada errado até aí, já que segundo as palavras dela, ela era uma das melhores alunas. Errado seria, ela ser uma das melhores alunas e se sair uma inútil. Então tem algo errado aí, ela não deveria se mostrar excelente?

O que acontece é que existe algo chamado clã, que cuida desde criança que os meninos sejam bons ninjas, os ensinando alguns truques próprios. Prova disso são Sasuke e Hinata. O pai de Sasuke o ensinou como dominar o elemento fogo desde que entrou na academia, mas mesmo antes de entrar, ele via o irmão lutar e seus brinquedos eram armas ninjas de plástico. Já Hinata treinava com o pai com uma dedicação por ele maior que a do pai de Sasuke, pelo que a história mostra, mas mesmo assim antes de entrar na academia. Assim vemos que as pessoas que vem dos clãs aprendem com os seus pais jutsos desde cedo e jutsos que são segredo do clã (ou seja, jutsos criados pelos membros que não podem ser ditos para ninguém fora dele). Assim qualquer pessoa que tenha um clã tem uma enorme vantagem daquela que não tem. Formando assim a bagagem de Shikamaru, Choji, Ino, Kiba, Hinata e Shino. Esses então tem uma vantagem prática contra a Sakura, não necessariamente de potencial.
O que se aprende na academia? Pelo que foi mostrado, algumas leis, normas e moral dos ninjas, além de uma introdução teórica às lutas. De luta mesmo. somente coisas que tem haver com armas. Afinal é a única coisa que Sakura saiu de lá sabendo fazer em uma batalha, segurar Kunais e atirar Surikens.
E então Sakura saiu da academia e foi direto para o time 7. E agora sou obrigada a dizer a qualidade de instrutor de Kakashi: péssima! A função dele era introduzir os meninos à vida ninja, os ensinado o que sabe e encaminhando da melhor forma possível. E a única coisa que kakashi fez por todos é ensinar a controlar o chakra para nada. Ele ensinou a controlar, mas não ensinou o que fazer com isso. O que ele deveria fazer é ensinar a controlar para depois ensinar alguns jutsos já com o chakra controlado. Gai se mostrou superior à ele nesse termo, já que pelo que parece, ele ensinou taijutso para seus estudantes, certamente focando às armas para TenTen, aprimorando alguns jutsos que Neji via da família principal e tentava executar e ensinando o taijutso ao Lee.

A cena dele ensinando a Lótus para o Lee é uma prova que ele ensinava à todos. Kakashi, entretanto os mandou para o exame sem mesmo ensinar um jutso. A única pessoa que ele ensinou um golpe foi a Sasuke.
Agora vamos falar sobre Kakashi e Sakura, sobre o aprendizado. Pode ter sido Kakashi o primeiro a ensinar o controle de chakra para Sakura, mas ele a deixou na mão depois disso. Ela sabia que era boa para controlar, mas iria fazer o que com isso. O correto seria ele, sabendo que ela não seria do seu campo, chamar alguém para o ajudar. Ele foi companheiro de equipe de Rin, que era médica, e assim deveria saber que pessoas que controlam o chakra bem podem ser bons médicos. Nem ao menos mencionou isso para que ela corra atrás de alguém. Ainda ele foi o primeiro (e único) a perceber que ela seria boa com genjutsos, mas outra vez ele falhou com ela. Ele tem o sharingan, é mestre no genjutso, poderia ensinar maravilhas que copiou para ela, mas mais uma vez não ensinou nada.
Desta maneira sobrem Naruto e Sakura em desvantagem dos demais. Mas Naruto tem a Kyuubi e chakra o suficiente para um monte de kage bunshin, assim tendo um às na manda, sempre. Dente modo Sakura foi a única que não teve ninguém para a ensinar. Ela pode perder a vontade que tem justificativa. Mas mesmo assim ela lutou.
Na luta Ino e Sakura, ela mostrou o seu valor. Seguindo a lógica, não sabendo fazer nada e tendo uma velocidade e taijutso péssimo (as coisas que ela usou durante a luta), ela deveria perder. Ainda assim, com o jutsod e família e tendo a Ino um pouco melhor na velocidade e no taijutso, ela consegue empatar. Nessa hora que mostrou que tem potencial, segundo a lógica desta teoria, derrotando a Ino em termos de moral.

Conclusão: não é que Sakura tenha sido fraca e sim que ela teve um potencial não explorado.
FIM

~ por Misa Misa em 14/06/2009.

6 Respostas to “Defendendo a Sakura inútil”

  1. apoio completamente

  2. Exatamente; Adorei isso.
    Todos da minha classe dizem que a Sakura é inútil, mas, aí, você conseguiu mostrar que o errado não estava ao lado dela, mas sim, ao lado d Kakashi.
    Muito bom!
    Beijos.

  3. Amiga,

    É papai kishi o culpado. O cara é japa. Casal japa… até hoje o homem anda na frente da mulher.

    Potencial de Sakura? Pra ele só tem potencial quanto personagem. Ela não é estrela, mas sim um satélite natural que gira em torno de outras esferas. As personagens femininas são naturalmente subestimadas. Isso ocorre não porque não foi usada seu potencial, mas porque pertence ao gênero fraco, o que é uma verdade socialmente aceita, principalmente no Japão.

    Pelo menos a sakura, pelo ritmo da estória, não vai virar “mulher de malandro”. Não gosto da ideia vê-la unida a um relacionamento humilhante com um cara que já tentou matá-la 3 vezes. Porra, tem menina aí que defende isso.

  4. voce podia mandar de novo o grafico do databook ??nao estou encontrando…:/

  5. o Kishi que não sabe explorar os ótimo personagens que ele criou ele só da bola pro Naruto e pro Sasuke ¬¬

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: