Como fazer o legítimo Rámen

 

Você já teve curiosidade de saber como é que se faz um rámen? Já teve vontade de fazer um? Pois suas vontades acabaram: agora você já tem a receita, aqui e agora! Não, esse não é um bog de uma dona de casa falando de receita, mas como tem rámen no título, porque não falar disso. Consegui encontrar na internet, num site americano, um japonês que decidiu revelar como é que se faz essa iguaria, e eu, como são tããão amiga de vocês, traduzi a receita (isso mesmo, fiz isso mais para promover o blog do que para o seu bem) e dei uma abrasileirada, já que duvido que você ache a farinha de trigo japonesa no mercadinho… Taí uma ótima opção para você que está sem fazer nada: que tal fazer uma tigelinha de rámen? Sua mamãe vai ficar tão orgulhosa! Ah! E o gosto do macarrão daqui é beeemdiferente do macarrão de miojo, não deixa de ser macarrão com caldo mas acho que tem termos de gosto são primos distantes…

 

Você vai precisar de:

- 3/4 de copo americano de farinha de trigo, e mais um bocado

- 1 ovo

- mais ou menos 3/4 de colher de sopa de sal (ou a gosto)

- mais ou menos uma colher de sopa de água (dependendo da farinha e da umidade)

* você pode fazer o dobro ou o quádruplo dessa massa ao mesmo tempo, mas essa massa fica mais difícil de bater…

1º junte todos os ingredientes secos numa tigela, e depois faça um buraco no centro. Numa outra vasilha, junte a água e o ovo (de preferência tire a “pelinha” da gema) e bata. Coloque essa mistura no buraco feito e lentamente misture os ingredientes.

04.jpg2º agora que seus ingredientes estão juntos, amasse a massa com a mão. A massa deve ser mais durinha que a massa de pão. A massa estará pronta quando não estiver mais grudando na mão. Para ter certeza do ponto, você deve levantar a sua mão e a massa deve cair em um segundo. Se ela estiver muito grudenta, coloque mais farinha e se estiver muito dura coloque um pouco d’água (e esse um pouco é um quase nada!). Agora amasse, bata, espanque, sufoque, dance com ela (sério! uma das maneiras que os japoneses amassam essa massa é pisando nela!). Depois de verificar se está certo, faça uma grande bola com ele

07.jpg3º você deve deixar a massa descansar para conseguir fazer um macarrão fininho. Coloque a massa envolta em um pano de prato úmido (ou seja, nem muito seco nem muito molhado…), por pelo menos 30 minutos em dias quentes e 2 horas em dias frios.

09.jpg4º se você está fazendo mais de uma receita, separe a massa no numero de receitas que fez (ou seja, se fez duas receitas, separe em 2, 3 receitas e 3 e assim em diante). Polvilhe farinha de trigo em uma superfície limpa e um pouco envolta da massa e, com um rolo de macarrão ou uma garrafa, abra a massa. Se conseguir, deixe a massa com um milímetro de espessura (isso no olhometro, tá?). Se a massa começar a grudar, espalhe um pouquinho de farinha, e se ela começar a “querer voltar ao seu estado original”, espere um ou dois minutos e abra a massa novamente

13.jpg5º a faca que você vai cortar tem de estar afiada, se não corre o risco de estragar tudo. Coloque mais farinha em cima da massa, para que a faca não grude no macarrão. Dobre a massa no meio, e não se preocupe com a quantidade grade de farinha, já que quando for cozinhar ela vai ficar na água! Agora comece a cortar a massa do tamanho que quiser, e ainda se quiser colocar mais farinha coloca (não vai doer nada, e é melhor ser precavido). Depois de terminar de cortar, dê uma mechidinha no macarrão para ele não grudar. Se ainda estiver muito inseguro, mais farinha!

18.jpg6º a água deve estar fervendo na hora que você colocar o macarrão, e antes de colocar coloque um pouco de sal nela. Ah! E a quantidade de água é um pouco superior do que você colocaria num Miojo… depois de colocar o macarrão, mecha ele de leve com um pauzinho (ou se não tiver com um garfão). Quando o macarrão começa a flutuar na água (isso mesmo, quando você coloca ele afunda), está na hora de tirar. Se o macarrão estiver fininho, o tempo de cozimento é cerca de 4 minutos. Você também pode cozinhar alguns legumes ou carnes junto do macarrão. Coloque para escorrer

22.jpg7º como molho você pode soltar a imaginação. aconselho você a usar um pouco de pózinho de caldo de galinha (isto é, Knor) ou molho de seja (isto é, Miso, que é o que um bom oriental usaria), ou ainda o pózinho de Miojo em casos extremos. Algum caldo que saiba fazer também vai bem com a massa. Carne e legumes são precisos num rámen. E se quiser aproveitar a massa em outros pratos, bacana.

Sim, isso vai sair um pouco mais caro que um pacotinho de Miojo, mas pense bem: além de ser você quem fará a própria comida você vai saber exatamente o que você vai estar comendo! Tudo bem que isso vai demorar bem mais que 3 minutos…

 

 

Traduzido e adaptadodo site: http://www.instructables.com/ As imagens também são de lá!

 

 

Curiosidade: sabe o nome dessas “florzinhas” que sempre vê nos rámens com um caracol rosa no meio? Sabe o nome disse? Naruto!

update: depois de sonhar em comer rámen, fiz ele. E agora tenho que acrescentar cinco coisas sobre como fazer:

- a massa não vai se soltar da mão de maneira alguma! Mas quando você esfregar uma mão na outra, se a massa esfarinhar está bom!

- sabe aquela de “querer voltar ao seu estado original”? É verdade, a massa fica viva! Tem que lutar com o rolo de macarrão! E acho que contar a massa fina, só com anos de experiência…

- Quando você coloca na água, a massa fica viva de novo! Não dobra do tamanho, quadriplica! A minha estava tão bonitinha, e quando tiro da água fica da gorssura de um lápis, e isso não é brincadeira

- Rende muito, mas muito mesmo. Quando você termina de fazer a massa, pensa que é pouco. Mesmo depois que o macarrão dobra de tamanho pensa que é pouco. Mas na hora que você for colocar o “complemento” (o molho, a carne, o legume, ovo, o que você imaginar), vcê percebe que o macarrão é coadjuvante. Passei um dia inteiro para conseguir comer uma receita, e olha que estou meio que passando mal por comer demais…

-É comida de vagabundo! Facinha de fazer, só um burro erra! É só juntar ingredientes, amassar, cortar, colocar na água e o macarrão tá pronto. Depois é só você colocar tudo o que quiser de “complemento” na água, deixar cozinar e depois comer!

Caraca, tô parecendo mestre-cuca! Só para encerrar, uma dica de uma chef proficional: quando for fazer o molho, coloque um bocado de salsinha e cebelinha inteiros. Vai murchar, juntar e formar uma massa verde gosmenta que ninguém vai querer comer. Aproveita e pega tudo para você que é a melhor coisa verde gosmenta que você já comeu!

update 2: achei essa “receita” do caldo de ramen nohttp://www.geocities.com/petitpinscher2000/ . Cá está ela, se quiser:“Usam-se basicamente a carcaça e asas de frango, e opcionalmente ossos de porco (bisteca, costela etc.). A carcaça e os ossos devem ser pré-fervidos para eliminar um pouco de sangue e eventual gordura (este procedimento é mais preventivo em relação à qualidade de material que está sendo usado. A água quente não deve ser reutilizada).

Levar uma panela (de preferencia de ferro, evitando ao máximo o uso de panela de alumínio, por questão de saúde) ao fogo. Acrescentar óleo (soja, milho, girassol, etc.) e aquecer até sair um pouco de fumaça. Adicionar gengibre picado (ou amassado com faca) e pedaços de cebolinha (+ 10 cm de comprimento) amassados com faca e refogá-los. Acrescentar a carcaça de frango e ossos de porco até dourar.  Acrescentar água e deixar ferver, inicialmente em fogo forte (+ de 20 min. a meia hora) e depois, em fogo fraco. Folha de louro dá um toque especial ao caldo. É importante não tampar a panela durante todo o preparo de caldo, para mantê-lo transparente, assim como limpar cuidadosamente toda a espuma e gordura que sobe à superfície. Cozinhar até o caldo chegar a 2/3 ou menos do volume inicial (+ 2 horas). Retirar os ossos e a carcaça. Peneirar o caldo, ou filtrá-lo com pano ou gaze. Nunca deixar os ossos e a carcaça dentro do caldo.  Acrescentar água somente quando o caldo se tornou demasiado concentrado.

Obs.: Para aqueles que querem evitar ao máximo o uso de óleo, o caldo pode ser preparado sem refogar os ingredientes, levando-os diretamente à água fervente, acrescentando-se um pouco de saquê.

“Shiitake” seco ou natural, pode ser acrescentado no preparo do caldo básico assim como “Hondashi”, dependendo da criatividade de cada um.

Novo update:

Lembram que falei que iria colocar uma foto do que fiz? Estava esquecendo, tá aqui!

PICT0085

aí, quem é que está interessado em se casar com moça prendada?

Ah! E se fizer seria muito bocana você voltar aqui e fazer um comentário…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About these ads

~ por Misa Misa em 26/04/2009.

68 Respostas to “Como fazer o legítimo Rámen”

  1. procurei em tudo quanto é site essa receita tão simples tão gostosa obrigado !!!!!

  2. muito mas muito obrigada mesmo por traduzir essa receita

  3. deve dar muito trabalho traduzir esse rexto muito boa vontade de sua parte obrigado em nome do brasil eu agradeço

    se puder traduza uma musica que pode parcer idiota timex social club – agradeço obrigado !!!

  4. “Aproveita e pega tudo para você que é a melhor coisa verde gosmenta que você já comeu!”
    Ri muito! Você está certíssima!
    Parabéns pelo seu carinho com o público, você é muito fofa!
    Mia

  5. muito bom :D eu li e fiz na hora, fiz meio salgado de mais e sem molho o_O
    mas da próxima vai ficar muito melhor ;D
    o/

  6. Onde se consegue NARUTO pra colocar no Rámen, alguém sabe?!
    resposta: se achar, será na Liberdade

  7. velho essa foi a coisa melhor que eu ja provei eu e meus amigos comemos e tava muito bom em nenhum site axei mas nessa foi muito bom eu tava morrendo de vontade de comer ramen muito obrigando eu e meus colegas agradecemos

  8. Eu querooo casarr eu querooo.Uma bela receita*-* eu sei fazer curry

  9. como fazer as florsinhas chamadas naruto

  10. vou tentar fazer mais nao gosto muito de legumes, rsrsrs

  11. vc é feraaaaaa

  12. ja fiz tres vezes, muito bom mesmo, o dificil e achar um caldo facil e gostose de fazer. Alguem tem uma dica

  13. mto boom!!! falta só acaba com a preguiça e começa a faze! ;pp

  14. OPaaa curtiii pra caranba a receita nota 10 :D(y)

    mais e akele nick da foto la quem q esta interesado

    em uma cozinheira de primeira s2 shuahsu adc la amr

  15. Olá, gostei muito da receita e fiz em casa, ficou muito boa.
    Só pra retificar, o nome das “florzinhas” que sempre se vê nos rámens chama-se KAMABOKO e não Naruto…
    Abraços.

  16. Não tem nada a ver com o verdadeiro ramen :(
    O verdadeiro segredo do ramen está no caldo, que não é Knorr de certeza…e na alma com que se prepara toda esta iguaria.

  17. kara sou fã de naruto agora posso comer oq ele come ^^ vlw gente
    “guiona te bayo”

  18. Eu acabei de fazer o meu
    a massa desgruda sim
    mais demoro bastente
    e da bastante mesmo

  19. ficou uma porcaria

  20. Olha, não sei se ajuda, mas sou descendente, e minha tia faz um rámen delicioso. O negócio da massa tá certo, rende horrores e o negócio eh cortar MT MT MT fininho! O segredo é o molho ^^ tem que refogar a carne de preferência com gengibre japonês, cebolinha e quem quiser pode colocar cogumelos, pelo amor de Delz, non é champignon… é shiitake.
    Vale lembrar que a receita é bem livre, e varia de acordo com a região ou a família que prepara. Tem o ebi ramen, que eh de camarão e o kani ramen, de caranguejo. Eu prefiro o de legumes, chama yasai ramen, e vc pode colocar grande variedade de legumes. O blog tá de parabéns. E acreditem no treco verde grudento, eo nunca tinha feito isso.. mas é gostoso. e fato. ninguem quer esperimentar! XD

  21. gostei muito fiz e vou repetir muitas vezes amo esta receita recomendo a todo o mundo queria falar com vc me adicione no msn e depois falamos !!!

  22. muito bom vou fazer e depois vou postar o meu comentario

  23. muito foda a receita e tudo mais gostaria que tivesse isso no meu tempo de guri, nunca imaginaria que fosse tão fácil de fazer uma coisa tão gostosa

  24. a receita tava igauzinha a do narut comparei um dos episodios dele e tava perfeita obrigado(comi uns 5 pratos como o naruto)obrigado outra vez!

  25. amei amei amei! que bom que vc traduziu a receita pra gente obg + obg mesmo me adiciona por favor: tamiresdutra@live.com ‘me adiciona tmb Nana’

  26. acabei de comer o meu… ficou ótimo!! so que grosso, ruim de cortar…………. mas é bom (: podem fazer meninas!! o meu caldo ficou parecido com o caldo de sopa, então tava tipo uma sopa! mas tava bom sim

  27. legal

  28. Olá , por acaso hoje eu tava vendo novidades pra fazer na cozinha, e como eu sõw muito fã de animes e do Japão, e curto demais Naruto decidi procurar a receita ! asheei, concerteza deve ser muito facil e boa de fazer, aa eu ainda não tentei , mas eu ashei outro site que tem essa msm receita, mas é a msm coisa ! .
    mas de qualquer geito, muito obrigado, porq foora o site que eu ashei e esse aqui que visitei, fora esses dois e não ashei mais nao, o resto só falava um monte de coisa como preparar mas nao dava pra entender nada ! pelo fato de tbm não ser o ramen tradicional, mas sim criados pelos fãns, ou por conzinheiros que conhecem um pouco da receita !. valêeo msm MINA ! yoo , e até maais :D

  29. Gostei muito da receita, e também achei muito bem explicado! Eu sou um fãn de animês, e sempre quis saber como era feito essa delicia de comida. Agora eu já sei!
    MUITO OBRIGADO!!!!!!
    ARIGATÔ!

  30. nossa Meu Deus eu casoooo com vc ………… ficou mto bom

  31. Achei um espetáculo você colocar a receita para as pessoas copiarem ( e fazerem) . Outro dia vi um filme que contava a historia do Ramen, mas não dava a receita e eu fiquei maluquinha para aprender.Agora vou correndo pra cozinha e preparar “O Ramen” Obrigada!

  32. Acabei de comer e ficou delicioso, usei legumes, carne de porco , ovos, muito bom, apesar de para cortar bem fina a massa demorei muito, mas valeu a pena, receita de parabéns, bjss.

  33. Nunca vi Narutos no Ramen, já comi no Tempurá.

    Esse negócio de Ramen deve ser um nojo, ovo, carne de porco, bleerghh

    Sou + yakisoba

    • Para você que menospreza esta deliciosa receita, saiba que quase tudo é mente. Você provavelmente não é um fã de Naruto ou apreciador de Animes e Mangás, porque se fosse não estaria fazendo uma crítica desta.

      A receita é da massa do Ramen e não do caldo, o qual foi apenas sugerido ingredientes!

      Eu que fiz esta massa, resolvi testar ela de forma variada, fiz um macarrão alho e óleo, e tenho que lhe dizer: nenhum macarrão de pacote, mercado ou restaurante que eu comi até hoje ficou tão delicioso quanto esta receita!!!!!!!!

  34. E Aliás, pra quem nunca comeu Naruto.

    Não tem gosto NENHUM MESMO !!

    Acredite não estão perdendo nada

  35. Ki menina prendada, se morasse eu BH eu casava com vc aushaushaush !

    Voltando ao assunto….o gosto deve ser meio estranho, ovo + carne de porco + sopa + legumes, isso deve dar uma baita dor d barriga. =/

    Yakisoba rulez. \o/

  36. Muito bom! Nossa adorei a receita matei a vontade eu fiz depois de muita tentativa deu certo! Me casaria com vc concerteza

  37. Estou louquinha para fazer,e vou comer assistindo naruto *-* sou muito fã dele,e sempre quis experimentar sua comida favorita haha agoora eu posso . muito obrigada *-* s2

  38. bom vou experimentar aqui, o macarrão consigo fazer de boa, o problema vai ser o molho hsuah, essa parte não é tão importante uashash
    bom obrigado por tudo, tava vendo as datas de comentarios, acho que estou um pouco atrasado ^^.

  39. muinto legal eu vo temta faser!!! Mas esse 3/4 é tres quartos?

  40. muito obrigado pela receita.Procurei esta massa por tudo e não achava e gostaria de receber atualizações no meu e-mail mas não achei onde me inscrever. pderia me ajudar mais nessa ??? obrigado e um beijão

  41. ficou orrivel nao cosinho e fico com gosto de farinha!!!!!

  42. Ótimo,de excelente qualidade.

  43. Fiquei muito feliz por encontrar a receita ^_^ mas to com medo de fazer do jeito q eu sou estabanada vou estragar tudo kkk

  44. eu quero casar com essa moça que sabe fazer rammen ….. gosto de rammen ¬¬

  45. Oiie.. meu Deus obrigada por ter postado essa receita.. sempre quis comer o verdadeiro Ramem e sua receita é perfeitaa.. faciil e saborosa.. o caldo eu fiz outro que minha vó tinha uma receitinha de caldo.. o bom é que voce pode usar a massa para varias receitas.. nao precisa ser pro “miojinho” kkkk’… amei mesmo.. arigato gozaimasu chan

  46. Gente, eu bolei um caldo básico aqui. Eu ainda não testei, se alguém testar me fale como ficou. Aqui está a receita.

    • RECEITA DO CALDO:
      - Água. Mais ou menos um copo ou mais.
      - Uma pitada generosa de curry. (Aquele pó amarelo que você compra por 2,00R$)
      - Duas colheres de shoyu.
      - 1/6 de um saquinho (ou tablete) de caldo de frango.
      - Sal à gosto.
      - Gengibre ralado. (É pouquinho gengibre. Um pouco menos que uma colherzinha de café. E o gengibre tem que tar BEM raladinho. u-u)
      - E se quiser: Um pedacinho de cebolinha picada.

      Da pra por alguns complementos.
      - Ovo cozido:
      Coloque água suficiente para mergulhar um ovo inteiro e espere ferver. Ponha os ovos quando a água tiver fervida, e espere 10 minutos. Tire eles e os deixe esfriar só um pouco. Corte na metade e ponha no seu rámen.

      - Carne (de boi ou de porco, tanto faz.) :
      Corte a carne em quadradinhos (é pra cortar em forma de quadrado, e não em forma de cubo >.>), coloque em uma frigideira com um fio de azeite e deixe dourar. Pronto, agora coloque no seu rámen. :3
      >>> Dica: Eu particularmente gosto de uma carne mais apimentadinha, e além do azeite eu ponho 3 gotinhas de molho de pimenta. Fica muito bom.

      - Shimeji (cogumelos): Você encontrar em qualquer super-mercado. Eles vem embaladinhos em bandeja de isopor. Você coloca eles em uma frigideira com 1 colher de sopa de manteiga, e 1/3 xícara de shoyu. Depois só adicionar ao rámen.

      - Coisas verdes o.O
      Você pode adicionar salsinha, folhinhas de alface cortadas em quadradinhos, cebolinha, manjericão, alecrim, rúcula. O que tiver de verde pode por. Uma cebola também cai bem. ^^

      Bem… É isso :DD

      Abraços, Waltz o/

  47. legal a receita e tal, mas chamar Ramen de comida de vagabundo foi a pior heresia q vce ja cometeu na vida… e NÃO, nao se pode usar caldo de pacotinho pra fazer ramen , tem q fazer o caldo. q é super simples de fazer, só demora um tempinho… mas tem q ser feito o caldo em casa, é outra vida…
    e por tras dessa comida de vagabundo tem milhares de anos de tradição e pratica…

    • gostei.. não é coisa de vagabundo mesmo… a massa não é só misturar os ingredientes,cortar e cozinhar.. tem q ter um jeitinho…

    • dá pra quantas pessoas uma receita????

  48. oi eu sou novo nesse blog mas poderia me diser o que significa 2/3 mea add no face! vinicius silva santos

  49. oooi sou eu de novo eu queria saber porque vc quis faser esse blog qual foi seu objetivo porfavor mea diciona no faceee! esso encontrar por vinicios silva eu sei esta errado eque minha prima suou comigo god bye kiss for you biutifful

  50. vou adorar comer essa receita! jaja vo fazer… , o caldo q deve dar um cado de trabalho mais eu tenho uma otima receita de caldo xD , pena q demora 40min pra ficar pronta :( , obg pela receita da massa , itadakimasu

  51. ITADAKIMASU!

    sempre fico babando quando vejo o naruto comendo aquilo.. agora ele vai ficar babando me vendo comer ramen enquanto ele ta lá salvando Konoha..
    kkkk

  52. Cara.. É muito da hora, e gostosa. Meio complicadinho mais vale a pena fazer.

  53. Até hj minha mulher pede para eu fazer!! e eu fiz faz tempo!!
    perfeita! muito fácil!!!

  54. É muito fácil de fazer, adorei. A propósito fiz e a massa desgrudou facilmente. Cortar é mesmo complicado. Fiz com chuleta, milho, batatas, brocolis e chamei de Ramen da Yumi-chan. Minha família adorou, agora vou fazer para o meu namorado. bjs

  55. meu molho fikou meio salgado e.e

  56. Brasileiro sempre criativo,combina com meu sashimi de tilápia

  57. Eu fiz. E tenho algumas dicas para quem se interessar.
    Primeiro: eu queria fazer igual vejo em animes, então ao invés de misturar os ingredientes em uma tijela, eu limpei bem e sequei a mesa e fiz ali. Como? Adicionei a farinha em um monte medido com a concha de duas mãos e já abri um buraco na farinha que não chega até a mesa, o sal com a metade da concha de uma mão e a água em cima do sal para depois o ovo em cima de tudo. Aí é só meter a mão na massa literalmente.
    Segundo: assim que misturei tudo, a massa ficou com uma aparência estranha, então comecei a espanca-la com o rolo de macarrão como faria à massa de pão. Funcionou, ficou com uma cara bem melhor.
    Terceiro: para cortar bem fininho, tentei cortar no olhômetro e não deu, então amassei bem e depois enrolei e cortei a massa enrolada em fatias bem finas. E para desenrolar, adicionei mais farinha e sacudi em uma vasilha.
    Última: Em todo o processo de abrir e cortar a massa vai muita farinha, inclusive no rolo para não grudar, então o bom é deixar uma vasilha com um copo ou mais de farinha bem perto, que você possa colocar a mão a qualquer momento, pois vai precisar.

  58. Eu estou interessado em casar com vc , moça prendada ^^ kkkkk

  59. Eu fiz exatamente o que você disse… A massa ficou uma maravilha, como vc disse só um burro erra! Fui fazer o molho e ficou picante de mais mds!! Enfim vou tentar de novo fazer o molho, talvez eu acerte aushauhsuahs

  60. Uaaal,caramba obrigado de verdade.Isso irá me ajudar muito a preparar meu ramen :3

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: